OS PATRIARCAS
Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009
OS PATRIARCAS
A GLÓRIA DE ISRAEL AINDA SERÁ VISTA POR TODOS, E TODAS AS NAÇÕES DO MUNDO PAGARÃO TRIBUTO A NAÇÃO ELEITA POR DEUS. ISRAEL É O ESTADO ESCOLHIDO POR DEUS. A ELEIÇÃO DE DEUS NÃO É BASEADA EM SUPREMACIA RACIAL OU INTELECTUAL, NEM PELAS VIRTUDES DE UM POVO, MAS PELO AMOR DE DEUS. COMO DIZ AS ESCRITURAS :
AMEI JACÓ ( ISRAEL) E ABORRECI ESAÚ ( PALESTINOS)
OS "PAIS" DA NAÇÃO DE ISRAEL FORAM ABRAÃO, ISAUE E JACÓ, OS PATRIARCAS SURGIORAM POLI ANO 2000 A 1700 A.C., PERIODO EM QUE NO EGITO DOMINA A X A XII DINASTIA DO REINO MEDIO E PERÍODO DA INVASÃO DOS HICSOS QUE OCUPAVAM O EGITO, ENQUANTO ISSO NA MESOPOTÂMIA SURGIA A PRIMEIRA DINASTIA DA BABILÔNIA.
BABILÔNIA
O IMPONENTE REINO DA SUMÉRIA ESTVA DANDO PASSAGEM A UMA NOVA NAÇÃO QUE IRIA DOMINAR A MESOPOTÂMIA NOS DIAS DOS PATRIARCAS: A BABILÔNIA
NO ANO 1700 HAMURABI EXTENDIA O SEU DOMÍNIO POR TODO O EUFRATES ATÉ CANAÃ.
O REINO DE HAMURABI FICOU NOTADAMENTE CONHECIDO NA HISTÓRIA PELO SEU CÓDIGO LEGAL DESCOBERTO EM 1901 EM SUSA, MUITAS CARTAS DE HAMURABI FORAM DESCOBERTAS E TRADUZIDAS. ESSA PRIMEIRA DINASTIA DA BABILÔNIA DUROU DE 1800 A 1500 A.C..
EGITO
QUANDO ABRAÃO DESCE AO EGITO, ESTA NAÇÃO JÁ TINHA MAIS DE MIL ANOS DE HISTÓRIA, SEU REI MAIS ANTIGO FOI MENÉS ( 3.000 A.C.) E GOVERNAVA NO ALTO EGITO, ENTRE OS ANOS 2700 A 2.200 A.C), VIGORAVA A 3a E 4a DINASTIA, PERÍODO EM QUE SURGIU AS PIRÂMIDES DE GIZÉ E A EFINGE DO REI CAFRÉ, DA 4a DINASTIA.
ENTRE A 5a E 9a DINASTIA, A CAPITAL DO EGITO FOI TRANSFERIDA DE MENFIS PARA HERACEÓPOLIS.
NO PERÍODO EGÍPCIO CHAMADO "REINO MÉDIO" ( 2000 A 1780 A.C.) A 12a DINASTIA FOI MARCADA POR PROSPERIDADE.
ENTRE 1780 A 1600 O EGITO FOI DOMINADO PELOS AMORREUS ( HICSOS), PERMITINDO QUE A 12a A 14a DINASTIA AINDA MANTIVESSE O GOVERNO EM TEBAS, ENQUANTO OS INVASORES FUNDARAM UMA NOVA CAPITAL EM AVARIS.
CANAÃ
TERMO QUE SE APLICA A REGIÃO QUE VAI DE GAZA A HAMATE, SEGUINDO TODA A COSTA ORIENTAL DO MAR MEDITERRÂNEO
"E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa." ( GEN 10.15-19).
OS GREGOS CHAMAVAM OS HABITANTES DE CANAÃ DE "FENÍCIOS" QUE SIGNIFICA "PÚRPURA", QUE É UMA SUBSTÂNCIA CORANTE PRODUZIDA EM CANAÃ. ESTA REGIÃO DO MUNDO AINDA VEIO A SER CHAMADA DE FILÍSTIA, CUJA CORRUPTELA NOS DIAS MODERNOS É "PALESTINA". AINDA O TERMO SÍRIA MUITAS VEZES SE APLICA A ESTA FAIXA DE TERRA.
É ESTA FAIXA DE TERRA ONDE SE DESENVOLVE A MAIOR PARTE DOS TRAMAS BIBLICOS. É ESTE PONTO GEOGRÁFICO DO MUNDO QUE VEIO A CRIAR E DIVIDIR NAÇÕES E RELIGIÕES.
CANAÃ ESTAVA ENTRE O EGITO E A BABILÔNIA, OS GRANDES IMPÊRIOS DA ANTIGUIDADE.
A HISTÓRIA DOS PATRIARCAS ESTÁ DESCRITA NO LIVRO DE GÊNESIS NA SEGUINTE SEQUENCIA
ABRAÃO - GEN 12.1 A 25.18
ISAQUE E JACÓ - GEN 25.19 A 36.43
JOSÉ - GEN 37.1 A 50.26.
ABRAÃO
O PATRIARCA ERA MESOPOTÂMICO DA CIDADE DE UR DOS CALDEUS
"E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus." ( GÊN 11.28)
UR DOS CALDEUS É ATUALMENTE "tell el-muquayyar" NO SUL DO IRAQUE.
UR DOS CALDEUS
DE UR DOS CALDEUS, ABRAÃO E SEUS PARENTES FORAM PARA HARÃ
"E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali." ( GEN 11.31)
HARÃ ERA UMA CIDADE PRÓSPERA E MODERNA, DE HARÃ, ABRAÃO VIAJOU 650 KM E CHEGOU EM CANAÃ, ONDE SE ESTABELECEU EM SIQUÉM.
SIQUÉM FICA A 50 KM AO NORTE DE JERUSALÉM E ALI SE ESTABELECEU ABRAÃO.
"E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra." ( GEN 12.6)
ABRAÃO ERA RICO
ABRAÃO ERA RICO, NÃO ERA NOMADE E ANDARILHO DO DESERTO, NEM UM SIMPLES BEDUINO. EM GÊNESIS 12.5 FALA QUE ABRAÃO SAI DE HARÃ COM SEUS BENS E COM SUAS PESSOAS. O PATRIARCA ERA PROPRIETÁRIO DE MUITOS ESCRAVOS.
QUANDO LÓ FOI PRESO E LEVADO CATIVO, ABRAÃO MONTOU UM EXERCITO DE 318 ESCRAVOS PARA LIBERTAR LÓ ( GÊN 14.14). A BÍBLIA MOSTRA VÁRIAS PASSAGENS QUE ABRAÃO TINHA ESCRAVOS.
GEN 16.1
17.23, 27
20.14
OS ESCRAVOS DE ABRAÃO FORAM OBTIDOS PROVAVELMENTE EM PARTE POR HERANÇA E NO DECORRER DA VIDA POR:
1 – ESCRAVOS NASCIDOS EM SUA CASA
2 – ESCRAVOS COMPRADOS
3 – ESCRAVOS GANHOS DE PRESENTE
ABRAÃO ERA RESPEITADO PELOS CHEFES DAS TRIBOS DE CANAÃ COM QUEM MUITAS VEZES O PATRIARCA FEZ TRATADOS.
GEN 14.13
21.22
23.6
ABRAÃO E A FAMÍLIA
AS NARRATIVAS BÍBLICAS SOBRE A VIDA FAMILIAR DE ABRAÃO É CONDIZENTE COM OS COSTUMES DA EPOCA, CONFORME OS PRECEITOS DE NUZU E DO CÓDIGO HAMURABI, SEGUNDO O QUAL SE UM HOMEM NÃO TIVESSE FILHO, UM SERVO FIEL PODERIA SER O HERDEIRO, POR ISSO ABRAÃO JÁ FAZIA PLANOS PARA ELIEZER HERDAR SUAS POSSES ( GEN 15.2 E 3)
QUANDO UMA MULHER NÃO PODIA TER FILHOS, TAMBÉM ERA PARTE DA CULTURA DA EPOCA, QUE A MULHER PODERIA ESCOLHER UMA ESCRAVA E O OFERECER-LHE AO MARIDO E QUE POR MEIO DA ESCRAVA PUDESSE TER UM FILHO.O CÓDIGO DE HAMURABI TAMBÉM PREVIA QUE O FILHO DE UMA ESCRAVA PODERIA SER UM HERDEIRO LEGAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário