terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A RELIGIÃO DE ISRAEL

FESTAS JUDAICAS

ALGUMAS FESTAS E DATAS COMEMORATIVAS FORAM DETERMINADAS POR DEUS AO POVO DE ISRAEL PARA QUE ELES PUDESSEM LEMBRAR DE EVENTOS E INSTITUIÇÕES QUE MARCARAM A PRESENÇA DE DEUS NO POVO DE ISRAEL. ESTAS FESTAS E DATAS SÃO :

O SÁBADO
ANO SABÁTICO
FESTAS DAS TROMBETAS E LUA NOVA
ANO DO JUBILEU
PÁSCOA E FESTA DOS PÃES ASMOS
FESTA DAS SEMANAS E PRIMÍCIAS
FESTA DOS TABERNÁCULOS
DIA DA EXPIAÇÃO


O SÁBADO

DEUS INSTITUIU UM DIA SAGRADO PARA O DESCANSO E PARA SER UM DIA CONSAGRADO A DEUS. SEIS DIAS O HOMEM TEM PARA TRABALHAR PARA SI, MAS NO SÉTIMO DEVE DESCANSAR E SE DEDICAR A DEUS.

A PRIMEIRA VEZ QUE É CITADO A GUARDA DO SÁBADO É EXODO 16.23-30

NOS DEZ MANDAMENTOS DADO AO POVO DE ISRAEL, O QUARTO MANDAMENTO É “ GUARDAR O SÁBADO”. O SÁBADO TAMBÉM FAZ ALUSÃO A CRIAÇÃO EM QUE DEUS RECRIOU O PLANETA TERRA EM 6 DIAS OU ETAPAS E NO SWÉTIMO DIA DESCANSOU.

NO EGITO, COMO ESCRAVOS, OS HEBREUS NÃO PODIAM CONSAGRAR UM DIA PARA DEUS, MAS AGORA, LIVRES, HAVIA UM DIA DE DESCANSO, O SÁBADO.

CERTA VEZ UM HOMEM FOI PEGO CATANDO LENHA EM UM DIA DE SÁBADO E O TAL FOI LEVADO A PRESENÇA DE MOISÉS QUE CONSULTOU A DEUS E A RESPOSTA FOI RADICAL: PENA DE MORTE POR APEDREJAMENTO !!!! ( NUM 15.32-36)

NO DIA DE SÁBADO ERA PROIBIDO ATÉ ACENDER O FOGO ( EX 35.3), TRABALHAR NO SÁBADO ERA UMA AFRONTA PUNIVEL COM A MORTE ( EX 35.2)

SACRIFÍCIO DIÁRIO EM FAVOR DE ISRAEL ERA O DE UM CORDEIRO, MAS NO SÁBADO ERAM DOIS CORDEIROS SACRIFICADOS A DEUS ( NUM 28.9), MOSTRANDO ASSIM O CARÁTER SANTO E DIFERENTE DO SÁBADO.


FESTA DAS TROMBETAS E LUAS NOVAS

O CALENDÁRIO JUDAICO ERA BASEADO NAS FASES DA LUA E NÃO NA RELAÇÃO ENTRE A TERRA E O SOL, COMO É A CONVENÇÃO MODERNA. ENTÃO DEUS INSTITUIU A FESTA DAS TROMBETAS QUE ERA CELEBRADA NO INICIO DE CADA MÊS QUANDO SE TOCAVA AS TROMBETAS SOBRE OS HOLOCAUSTOS.

NUM 10.10

NO PRIMEIRO DIA DO SÉTIMO MÊS ACONTECIA A FESTA DAS TROMBETAS QUANDO SACRIFÍCIOS ESPECIAIS ERAM OFERECIDOS A DEUS
(NUM 29.1-6 : LEV 23.23-25)


ANO SABÁTICO

EM LEVÍTICO 25.1-7 LEMOS A INSTITUIÇÃO DO ANO SABÁTICO:



O ANO SABÁTICO ERA BASEADO NO PRINCÍPIO DO SÁBADO SEMANAL, OU SEJA, O ANO SABÁTICO ERA O DESCANSO DADO AO POVO APÓS SEIS ANOS DE EXPLORAÇÃO DA AGRICULTURA NO SOLO.

ERA UMA CELEBRAÇÃO DE CARATER AGRONÔMICO, VISANDO RECUPERAR A VITALIDADE DO SOLO, QUANDO NO SÉTIMO ANO SE DAVA DESCANSO AO SOLO, NÃO ERA PERMITIDO AOS ISRAELITAS CULTIVAREM A TERRA MO SÉTIMO ANO.

NESTA CELEBRAÇÃO NÃO SE PODIA SEMEAR A TERRA, NEM MESMO PODAR AS VINHEIRAS. O QUE A TERRA PRODUZISSE ESPONTANEAMENTE DEVERIA SER REPARTIDO ENTRE O PORPRIETÁRIO DA TERRA, OS ESCRAVOS, OS EMPREGADOS, OS ESTANGEIROS E OS ANIMAIS.

O ANO SABÁTICO ALEM DE RECUPERAR O SOLO, VISAA TAMBÉM ESTABELECER OU FAVORECER O EQUILIBRIO E IGUALDADE SOCIAL, POIS OS CREDORES DEVERIAM CANCELAR AS DÍVIDAS DOS POBRES E OS ESCRAVOS DEVERIAM SER ALFORIADOS
DEUT 15.1-18

O ANO SABÁTICO TAMBÉM SERVIA PARA O POVO ISRAELITA FAZER A LEITURA DA LEI, OS ANALFABETOS DEVERIAM IR NAS REUNIÕES DE LEITURA DA LEI PARA OUVI-LA

ESTA CELEBRAÇÃO VISAVA EQUILIBRAR E DIFUNDIR O CONHECIMENTO DA LEI DE DEUS

DEUT 31.10-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário